terça-feira, 30 de agosto de 2011

Stone Henge e Silbury Cathedral



Acordar, acordar, acordar... as pernas pediam mais uns minutinhos de descanso... as vezes é possível atender tais desejos, mas nesse dia não: tinhamos planos de conhecer o monumento mais importante e famoso da região: Stone Henge! Acordamos, comemos um delicioso café da manhã e tomamos nosso rumo!
A caminho de lá, mais uma vez o monumento de Silbury cruzou nosso rumo. Desta vez resolvemos parar para tirar umas fotos. Silbury é outra construção datada entre as eras de pedra e bronze. Seu modo de construção ainda permanece um mistério. Três equipes de arqueólogos já tentaram em vão encontrar respostas e, durante as escavações, prejudicaram sua estrutura. Por isso hoje não é mais permitido chegar próximo nem escalar este morro. O monumento é um morro artificial, feito em pedra de giz, do tamanho das pirâmides menores do Egito. Trata-se do maior monumento pré-histórico da Europa e um dos maiores do mundo.




Tirada nossa fotenha, fomos para Stone Henge. Já da estrada avistamos o famoso círculo de pedras em forma de ferradura. Simplesmente lindo! Este monumento faz parte de um dos tesouros do National Trust e do English Heritage, órgãos que tomam conta de lugares de significância histórica, garantem sua preservação e organizam seu turismo. Ele é uma das provas que ainda estão de pé de que o homem da pre-história tinha conhecimentos muito avançados, ainda não entendidos por nós. É composto por uma vala cavada pelo homem, onde no meio foi construída uma elevação de terra em forma de círculo. Sobre esta, eles formaram dois arcos em forma de ferradura, com dois tipos de pedras, algumas pesando mais de dez toneladas. Algumas das pedras são colocadas sobre duas outras, formando uma espécie de "laje" sobre dois pilares. Estas pedras vieram de locais até 290 Km ao norte. Os arqueologistas conseguiram descobrir que o monumento tem cerca de 5000 anos, mas não se tem informações sobre como foram feitos ou porque. Tudo isso gera grandes especulações... mas o legal é pensar que há tanto tempo atrás o pessoal já conseguia fazer construções deste nível, com ferramentas criadas por eles. O homem da pedra não era tão "ogrinho" assim!
Ficamos por ali na região apreciando a beleza do monumento por um bom tempo. O silêncio ali era inspirador! Os pássaros teimavam em fazer revoadas e volta e meia pousavam sobre as pedras! Uma poesia, linda de ver!!






Depois disso, fomos para Salisbury, uma cidade medieval famosa por sua catedral e coral que religiosamente se apresenta todos os dias. Chegamos lá e a cidade é realmente uma gracinha, não tão charmosa quanto Lacock, mas ainda preserva aquela atmosfera medieval em sua arquitetura. Almoçamos por lá e logo em seguida fomos para a Catedral. Sim, ela é majestosa! Toda em estilo gótico. Entramos e lá estava o coral! Lindas vozes a enfeitar a missa! Como toda missa celebrada durante a semana, foi curta, teve duração de apenas 30 minutos. As únicas partes faladas foram as leituras e a benção, todo o restante foi cantado pelo coral.





No final da missa, demos uma volta pela catedral e descobrimos que o local tem uma super tradição com coral. Há alguns séculos, os coralistas ensaiam individualmente duas vezes ao dia e todos juntos diariamente antes da apresentação durante a missa. Em 1991, a direção da igreja permitiu a entrada de mulheres no coral, e hoje elas são parte integrante e fundamental deste lindo conjunto. Uaaau, o negócio é realmente profissional!!
Terminado nosso passeio, fomos pegar o carro antes que o estacionamento fechasse. mais uma vez nosso carro era o último, e eram apenas 19:00h. Decidimos então já nos dirigir para algum restaurante, para não ficar sem jantar. Após isso voltamos ao nosso B&B, dormir com os anjos!


Últimos do estacionamento de novo... e homenagem à famosa foto que sujou o vestido de noiva da Má!




Nenhum comentário:

Postar um comentário