quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Descanso" em Rishikesh

Hoje resolvemos descansar um pouco depois de tanto andar e passar calor! Até pusemos o despertador para 5:30 para tentar ir na Pooja matutina, mas já estávamos pensando em deixá-la para nossa volta a Rishikesh daqui há uma semana. E foi o que fizemos: dormimos até meio dia, que delícia!

Depois fomos almoçar, dessa vez num lugar diferente do que repetimos 3 vezes desde que chegamos. Como sempre a preocupação era encontrar comida pouco apimentada. Fomos a um restaurante chamado Swiss Cottage, que de suíço só tinha o nome: sempre as mesmas opções de pratos italianos ou chineses... Enfim, ao menos serviu para conhecermos um lugar novo e de quebra visitarmos o "melhor hotel da região", onde Kate Winslet ficou hospedada!!! Detalhe: a diária mais cara, do quarto super bubble ninja luxuoso sai por 2500 rúpias, ou seja, uns R$ 95!







Em seguida, fomos passear na cidade, para conhecer o lado da segunda ponte, onde ainda não tínhamos ido. Como sempre, pegar TukTuk pra chegar lá é uma experiência cultural. Tem que se fazer entender sobre qual o trajeto, barganhar o preço, fingir que vai tentar pegar outro mais a frente, etc.. Finalmente conseguimos!
Lá chegando, o primeiro lugar que nos chamou a atenção foi uma espécie de templo bem alto, do outro lado da ponte, com varias escadarias e pessoas subindo... Fomos entrar para ver como era, demos uma volta e subimos um andar: várias salinhas com altares para as diferentes representações de Deus, muitos deles com sinos e caixinhas para oferendas. Cada devoto que entrava batia o sino, uma tremenda barulheira pois havia centenas de peregrinos subindo. Achamos que deve ter uma estátua em homenagem a cada uma das centenas de representações de Deus, sendo que o templo deve ter uns 10 andares ou mais... Nós, com o calor que fazia, ficamos com preguiça de seguir subindo e seguimos nosso rumo.


Saindo de lá, andamos um pouco na rua, cheia de comércio típico local e, em meio à confusão, avistamos uma loja de rede de café ocidental, parecida com um Starbucks! Nossa, que contraste!! O ar condicionado nos atraiu imediatamente lá para dentro e o Rafa tomou seu primeiro café expresso legítimo em dias! Maravilha!!
Depois desse descanso, resolvemos encarar novamente o calor e fomos para a rua. Atravessamos de volta para o outro lado, fizemos umas comprinhas e encontramos por acaso pessoas do nosso grupo que iam para a Pooja da tarde e nos deram carona até ali perto, onde a Má queria ir numa loja específica. Rishikesh está se tornando pequena, rsrsrs.













Tendo feito as compras, comemos rapidinho e voltamos para o nosso Ashram onde participamos de uma Kirtan, ritual de mantras em que todos cantam juntos. Essa foi a parte mais bonita do dia, ficamos impressionados com a beleza das músicas e com a quantidade de sons diferentes que o rapaz fazia com apenas dois batuques.
Depois, ainda ficamos um tempão conversando com o Swami, que já tínhamos conhecido antes no café da manhã da véspera. Foi uma conversa intimista super gostosa, apenas nós, ele, e o casal Ana e Andres. Ele nos contou sobre o trabalho que faz em diversas partes do mundo, como por exemplo a polícia da África do Sul e a sociedade de câncer em alguns países. Falou sobre o poder das técnicas do ioga para ajudar nós, seres humanos, a termos o corpo livre de doenças, tal qual Deus o projetou. Também falou sobre como isso é independente de religião, apesar de serem intrinsecamente ligados, como tudo no universo. O mais legal é que, ao longo dessa conversa super séria e filosófica, ele fazia diversas piadas e dava exemplos engraçados, nos fazendo todos dar gargalhadas. A risada dele é encantadora, é impressionante como pessoas iluminadas como ele têm o riso fácil e cativante! Ele está sempre sorrindo, parece que conhece o segredo da felicidade!!
Depois disso, fomos para o quarto preparar nossas mochilas para os sete dias de peregrinação pelas montanhas, levando apenas o que é estritamente necessário, pois o resto ficaria aqui em Rishikesh nos esperando. Finalmente, dormimos um sono reparador para nos preparar para as próximas aventuras!






Nenhum comentário:

Postar um comentário