sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rumo a Guptakashi

A Índia é realmente uma experiência única. Todos os dias, lidamos com diferentes situações com as quais não estamos acostumados, algumas delas extremas. Assim, estamos sempre sendo testados. Sentimos falta de banho quente, da comida ocidental, de banheiro limpo, de higiene e limpeza em geral, de lixeira nas ruas, de trânsito organizado e seguro, de chocolate, de café expresso, etc.. São inúmeras coisas que estamos acostumados e que não temos acesso aqui. Por outro lado o cenário é incrível, a beleza do lugar é de tirar o fôlego, as pessoas tem um olhar sincero, uma devoção e um respeito impressionante por tudo o que é sagrado, e cada dia aprendemos mais um pouco sobre essa filosofia de vida. Para eles, tudo é parte integrante do universo e está interligado, não há nada bom nem ruim, apenas o todo!

Assim, temos que continuamente tomar a decisão de levar as coisas numa boa, praticando o desprendimento e dando importância à essência das coisas, deixando de lado as dificuldades e aproveitando esta experiência maravilhosa que estamos vivendo. No fundo é uma grande lição que estamos levando para a vida, e crescemos muito nesse processo!

O dia hoje foi uma grande aventura! Viajamos o dia todo de carro, nos mesmos jipes que nos levaram da estação de trem até o Ashram em Rishikesh. A estrada era bem perigosa, cheia de curvas, buracos, quedas de barreiras, trechos de terra e de lama, etc.. E as paisagens eram lindíssimas, a natureza nos mostrando suas obras de arte!
Fizemos novamente nosso grupinho dos casais, com nossos amigos Ana e Geraldo, e demos muita risada durante o caminho, nas mais diversas situações! Foi muito divertido!


Finalmente descobrimos o porque de tantas buzinas: aqui tem até placas pedindo para as pessoas buzinarem nas curvas, e muitos caminhos levam os dizeres "blow horn" em sua traseira!



Durante o percurso paramos na Vashista Cave. É uma caverna onde um guru viveu vários anos lá. O lugar é iluminado somente por uma vela, que é sempre mantida acesa. O silencio da caverna é bastante inspirador. Do lado, passa o um rio que dará origem ao Ganges. A paisagem é belíssima!





Depois de horas viajando, finalmente chegamos no nosso destino em Guptakashi. Este lugar é sagrado para os indianos, pois acredita-se que 5 irmãos que tinham participado de uma guerra com a outra parte da família foram para lá, após a vitória, peregrinando para se redimir dos crimes que cometeram durante esta guerra. Lá em Guptakashi , eles vislumbraram a presença de Shiva, mas este se escondeu. Eles decidiram então continuar o caminho em direção as montanhas do Himalaia para encontrar Shiva. Para os indianos, Shiva representa a destruição da ignorância e alcançar a luz do Conhecimento. Eles o encontraram em Kedarnath, mais a diante, lugar sagrado onde os indianos acreditam que Shiva permanece.


 








Depois de um jantar especial, fomos dormir, para no dia seguinte, irmos para lá visitar o templo de Shiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário