quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um dia cheio em Rishikesh

O relogio tocou as 4:30 da manhã. A ideia era ver a Pooja (ritual de veneracao diário) da manhã, mas o cansaço era absoluto. Parecia que o sono pesava 10 toneladas e cada um de nos tinha um elefante sagrado debruçado por cima de nos... Nem nos mexemos na cama... Acordamos novamente as 6:30 para o café. Hoje o prato foi arroz com especiarias, bem picaaaaante e com amendoim, acompanhado de Chai (uma espécie de café/chá com leite e gengibre). O Rafa ADOROU o prato e repetiu 2 vezes!!! A Ma comeu a sua refeição muito obediente, pois não havia outra opção!

Assistimos uma aula com um Swami ( tipo um sacerdote no Brasil), que depois apelidamos de carioca bombadão... A aula foi muito interessante, o tema foi mais ou menos este:


(Extrato do livro "I am that", que nossa amiga Ana está estudando no grupo do Andrés e que o Rafa comprou hoje)







Antes do almoço, pessoas do grupo pediram uma pequena reunião para conversarmos sobre a viagem. Encontramos uma sombra de árvore gostosa, ao lado do Rio Ganges, que fica no "quintal" do nosso Ashram, para sentarmos em rodinha e conversarmos. Foi muito bom para esclarecer algumas preocupações e combinar as próximas atividades.







Almoçamos e fomos conhecer 2 outros Ashrams da região. O calor, como sempre, imperdoável. Parece que a gente vai perder todo o líquido do corpo.
O primeiro Ashram continha imagens belíssimas e um jardim bastante acolhedor. O segundo e bastante famoso, pois seu guru realizou um trabalho de caridade belíssimo, que continua até hoje. Eles tem um templo onde pessoas se revezam 24h por dia cantando mantras!



Rafa conhecendo uns Sadhus, renunciantes da vida material que se dedicam à vida espiritual

















Para finalizar o dia, terminamos assistindo à puja do entardecer. Nesta celebração as pessoas se dirigem para a beira do Rio Ganges e fazem uma belíssima reverência a Shiva. Crianças entoam mangras durante toda a celebração e depois passam o fogo. No final, os devotos entram no Ganges para prestar mais referências.






2 comentários:

  1. Lindas fotos!
    Uma obs:
    O nome do livro de Nisargadatta é I am That e não I am What como está escrito no blog.

    Amor

    Nirav

    http://br.groups.yahoo.com/group/EncontroNiravKanan

    ResponderExcluir
  2. Nirav, obrigado pelos elogios e pela correção, já mudamos lá (foi erro de digitação mesmo, nos marcadores já estava certo...)
    Obrigado também pelo seu link, vamos dar uma lida com calma no fim da viagem.
    Abs.,
    Má & Rafa

    ResponderExcluir