terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ahhh, as esculturas de Firenze... que maravilhas!!!

Hoje foi o dia de voltarmos a fazer turismo! Para isso, escolhemos visitar a Galeria da Academia, onde fica o famosíssimo David, de Michelangelo, acompanhado de outras esculturas e pinturas maravilhosas. No caminho, passamos pelo mercado e vimos pequenas réplicas da obra de arte, além de diversas outras pecinhas de todos os tipos que os donos das    bancarelas tentavam vender para os turistas. Um dos imãs de geladeira que mais chama atenção é uma foto em close das partes íntimas da estátua de David... Mas não tínhamos interesse em nada disso e sim em chegar na galeria!


Lá chegando, pegamos uma filazinha básica, mas que tava bem curta, possivelmente por causa da chuva e do fato de já ser baixa estação. Sorte a nossa, pois fila longa na chuva ninguém merece... Entramos na galeria e já começamos a ver obras lindas. A primeira estátua "O rapto das sabinas", logo de cara, chama atenção pelo seu movimento. A pessoa tem que dar a volta nela olhando para ter a dimensão toda do trabalho. A cena retrata o rapto, onde um jovem soldado segura a ninfa elevada em seus braços e tem a seus pés um senhor de idade, que foi derrotado na batalha.
Em seguida entra-se na sala do grande mestre Michelangelo e já se avista, ao fundo, o famoso David. A perfeição daquela estátua gigante de mármore é de dar medo, parece que ele vai sair andando a qualquer momento... Realmente de tirar o fôlego. Infelizmente é proibido tirar fotos, mas mesmo assim o Rafa tirou algumas escondido... Ficamos ali um tempo olhando aquela obra magnifica, para depois seguirmos caminho pela exposição.





A próxima sala traz diversos estudos em gesso, que foram usados pelo artista Lorenzo Bartolini como modelos iniciais para suas obras no mármore. Depois, fomos à sala onde estão expostas várias destas obras. São realmente impressionantes, estátuas de mulheres que rivalizam em perfeição com o David. O Rafa ficou feliz de ver que algum artista da época também se preocupou em retratar a beleza e sensualidade dos corpos femininos!






Finalmente, voltamos correndo para a casa da Gra, onde nos encontramos com ela, que nos levou para a estação de trem. Lá, compramos nossa passagem minutos antes da partida no autômato e tomamos assento em nosso trem bala rumo a Napoli, que percorre em 3 horas a distancia que faríamos em 7 ou 8 de carro. Agora já estamos no hotel, de onde sairemos amanhã para conhecer a região, agora sim de carro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário