sábado, 29 de outubro de 2011

Um dia de trem rumo à romântica St. Moritz

Hoje madrugamos as 6 da matina. Tinhamos que arrumar rapidamente nossas coisas e nos dirigirmos para a estação Napoli Centrale. Ali, pegariamos nosso trem bala para Milão, que atravessa praticamente a Itália toda de Sul a Norte em menos de 5 horas, atingindo velocidades de quase 300 km/h... Nos instalamos no trem e o Rafa foi comprar o café da manhã. Isso mesmo, esses trens são chiques demais, tem até um vagão restaurante, que parece uma lanchonete, com direito a máquina de expresso e tudo! Nos deliciamos com nossos croissants e a Má ganhou até yogurte, foi bem gostoso!





Ficamos observando os belos e gélidos cenários matutinos no caminho. A Má ficou impressionada com as brumas nas colinas, que ela conseguia ver de longe, de ponta a ponta. Pouco depois, ela resolveu dormir para compensar a noite curta enquanto o Rafa ficou vendo coisas na internet e mexendo no Blog. Também pesquisou uma loja de fotografia próxima à estação de Milão, pois ele queria adquirir um filtro que permite tirar melhores fotos através do vidro, para aproveitar essas lindas viagens de trem de hoje e principalmente a de amanhã, no coração dos Alpes!
Chegamos em Milão às 11h45 exatas, confome previsto! É impressionante como são precisos esses europeus quando o assunto é horário de transporte público. Saímos do trem com nossas mochilas e fomos procurar o local da conexão para nosso próximo trem, que vai para a cidadezinha de Tirano, já na fronteira com a Suiça, às 12h20. Para nossa surpresa, o trem já estava parado ali esperando as pessoas embarcarem, pertinho de onde descemos.  Entramos no primeiro vagão, onde a Má sentou e ficou com as malas, enquanto o Rafa foi (literalmente) correndo até a loja de foto mais próxima da estação e comprou o famoso filtro, que já tinhamos tentado em vão achar em Napoli. Na volta, ele ainda aproveitou e comprou uns sanduiches para nosso almoço no trem, já que neste não tem vagão restaurante. Enquanto isso, a Má aproveitou a espera para mexer nas fotos do Blog, bastante preocupada, achando que o Rafa perderia o trem... Mas não foi dessa vez que ela se livrou dele, ele chegou a tempo, entrou no trem às 12:18, e seguiram junto viagem para Tirano. A viagem de Milão a Tirano é linda, passa ao lado de vilareijos na beira de um lago  cercado de morros. Cada vilazinha é mais charmosa que a outra, e as cores de outono nas árvores deixavam o cenário ainda mais lindo!







Lá chegando, tinhamos aproximadamente uma hora para esperar na charmosa pracinha na frente da estação de trem. Sentamos num café e ficamos aproveitando a vista, enquanto o Rafa apreciou seu último "café coreto" (café com grapa ou conhaque, neste caso a primeira) e sua última cerveja em solo italiano. Nem parecia que estávamos na frente da estação, de tão calmo que estava tudo, dava vontade de passar a tarde ali. Mas o mais bonito ainda estava por vir: tomamos nosso trem rumo a St. Moritz, uma charmosa estação de esqui suiça, espécie de St. Tropez da neve, onde o povo vai para ver e ser visto. O caminho para lá de trem é incrível: são 122 km percorridos por um tremzinho que vai bem devagar, em meio a lindos vales com vistas maravilhosos de montanhas e lagos. É a Berlina Railway, que é quase tão famosa quanto a que pegaremos amanhã, a Glaciar Express. A Má se emocionou com tanta beleza, e tiramos mais de 500 fotos ao longo do dia todo... o duro foi selecionar estas para estarem aqui no blog, queríamos só as melhores, mas eram tantas...

















Chegamos à estação de St. Moritz exatamente no horário e, como num passe de mágica, a vanzinha do hotel apareceu bem na hora que andamos para fora da estação para nos pegar! Impecável organização suiça. No caminho já vimos alguns snowboarders: não sabiamos mas a estação vizinha já está aberta há 15 dias. Como ainda é baixa estação, conseguimos uma super promoção no booking.com e reservamos um hotel 3 estrelas, que conforme o padrão local, é super ajeitado. O hotel se chama Randolins e recomendamos fortemente. Ele fica no alto da montanha e tem uma bela vista. Pagamos uns 50 euros e tivemos direito até a Sauna, foi muito gostoso! Agora estamos descansando para aproveitar bastante o trem de amanhã, provavelmente o mais famoso e turístico do mundo, o famoso Glaciar Express!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário