domingo, 9 de outubro de 2011

City tour gratuito em Istambul, um show!! (oferecido pela Turkish Airlines)

Passamos essa madrugada no aeroporto de Delhi, a espera de nosso voo para Istambul, que saia só às 4:45h da manhã. Ainda bem que estávamos na Índia, país que, ao contrário do Brasil, já deixou a iniciativa privada ter um papel mais relevante em seus aeroportos. A diferença é gritante: o aeroporto de Delhi foi considerado o 4o melhor do mundo em sua categoria. Não tem nem comparação com nossos aeroportos internacionais de GRU e GIG... uma vergonha, como vamos receber nossos visitantes para a Copa do Mundo e as Olimpíadas?

A conciência ecológica também se faz presente
em alguns locais da Índia

Contrastes: eram 3 da manhã em Delhi e todas as lojas do Shopping do aeroporto estavam abertas e lotadas, inclusive esta tocava até música típica ao vivo. Em comparação, na ida pegamos o voo no Galeão e fomos nós que "dançamos", quando fomos expulsos da mini-praça de alimentação que fechou às 23h...

A caminho de Atenas, assim como na ida, fizemos hoje uma longa escala em
Istambul. Durante o voo de Delhi para lá, a Eneida, do nosso grupo, leu na revista de
bordo uma reportagem sobre um city tour guiado gratuito que a Turkish está oferecendo
aos seus passageiros em conexão na cidade por seis ou mais horas. Quanta gentileza da
parte dela, realmente esse era o nosso caso e acabou sendo super legal! Valeu Eneida!

Foi uma sorte grande termos direito a este serviço, com van e guia a disposição.  Com a
chuva que caia na cidade, não teríamos tido disposição para pegar metro e tram até a
cidade, como da vez passada. Provavelmente ficaríamos confinados no aeroporto.
Ao invés disso, pegamos então nossa van e fomos primeiro almoçar, cortesia da Turkish.

Depois fomos visitar diversos locais turísticos da cidade. Os dois pontos altos para nós
foram sem dúvida a Cisterna Basílica e o museu Ayasofya.
Ambos são incríveis, cada um a sua maneira. A cisterna é uma espécie de tanque de água
subterrâneo. Super bem conservada, foi construída no século V, mas usando colunas
retiradas de templos pagões, com especial destaque para duas esculturas da medusa, que
servem de base para colunas.

Já Ayasofya impressiona por sua imponência e beleza muito bem conservada. Foi
construída em apenas 5 anos, as custas do suor de mais de 10 mil homens, no século
5 AD. Foi durante vários séculos a maior catedral do mundo e hoje ainda é a quarta.
Foi usada como mesquita e os muçulmanos, por sorte, cobriram seus lindos mosaicos
dourados com gesso, o que os manteve conservados até hoje!

Valeu demais o passeio, que confirmou que a Turkish é uma companhia excepcional!
Voltamos para o aeroporto e pegamos nosso voo para Atenas, que estava atrasado por
causa do mal tempo. Lá chegando, César e sua simpática esposa, Maria, estavam nos
esperando, como prometido. A caminho da casa deles, paramos para comprar comida
e umas cervejas. Jantamos e ficamos conversando até tarde, depois fomos desmaiar na
cama, após uma jornada tão cansativa...