sábado, 22 de outubro de 2011

Museu do Vaticano e hospitalidade da Gra Missae: shooowrrrr!!! ;-p

Hoje acordamos cedo pois era dia de levar Emília e Tiol para Fiumiccino para a volta deles ao Brasil. Eles estavam morrendo de saudades da Miúda e da família, portanto foram empolgados com a idéia de pegar o vôo. Devolvemos o carro e nos despedimos na fila do check-in. O Rafa tinha um objetivo ainda a cumprir em Roma: visitar o museu do Vaticano e a Capela Sistina. A Má já tinha conseguido ir lá da outra vez que estiveram em Roma, mas na ocasião o Rafa teve que voltar a Casablanca para trabalhar... Dessa vez, ele quiz aproveitar e ela, que tinha adorado a visita, achou ótimo acompanhá-lo e fazer as vezes de guia.
Assim, tomaram um ônibus no aeroporto e foram para o Vaticano. Lá chegando, já estava na hora de almoçar. Paramos em um restaurante visivelmente não turístico e fizemos um almoço bem slow food, para aproveitar que tínhamos apenas mais uma coisa a visitar em Roma. Foi beeeem gostoso aproveitar essa refeição juntos, num clima romântico!

Depois, fomos para a fila do museu, que estava razoável: demoramos apenas uma meia hora para entrar, o que está excelente para os padrões locais! Lá dentro, ficamos maravilhados com tanta arte, tanta riqueza, uma coisa realmente impressionante. Uma guia que estava fazendo a explicação para seu grupo antes de entrar na Capela Sistina alertou: abaixem suas expectativas pois o lugar é escuro e pequeno, menor do que as pessoas imaginam. Com isso em mente, entramos lá e ficamos impressionadíssimos com o que vimos. Realmente, apesar de escuro, dá vontade de ficar horas ali olhando para cima, até ficar com torcicolo. Com relação ao tamanho, o Rafa não achou nada pequeno, e ficou imaginando como deve ter sido penoso o processo de pintar aquele teto todo...
O mestre Michelangelo aprendeu ao longo do trabalho, que fez de traz para frente, que os detalhes pequenos não se viam direito lá de baixo. Por isso, ele foi aumentando o tamanho dos personagens e pintando apenas o essencial, como deveria ser a própria vida...

Saindo de lá, pegamos um táxi, passamos no hotel para buscar as malas e fomos para a estação Roma Termini. A tecnologia aqui impressiona: o Rafa tinha baixado um app no celular que fala os horários de todos os trens. Chegamos lá 10 min antes, compramos as passagens no terminal de autoatendimento, e pegamos nosso trem bala de volta para Florença. Detalhe: ele faz em uma hora e meia o que tínhamos demorado mais de três para percorrer na véspera...

Isso mesmo, o trem anda a mais de 230 km/h!!!

Chegando lá, nossa amiga Gra Missae deu um show de hospitalidade: veio nos buscar na estação e já nos levou direto para jantar num lugar alto com uma vista espetacular da cidade! Lá nos divertimos tirando lindas fotos da vista noturna! Depois ainda fomos tomar sorvete num lugar delicioso chamado Badiani! Pra quem for a Florença, fica a dica: Nucciola com A La Crema foi o predileto da Má!!! Site: http://www.buontalenti.it/

Depois, fomos para a casa dela, que ela já tinha deixado todinha arrumada para nós, até comprou comida especialmente para nosso café da manhã!!! Gra, vc é showwwrrr, valeu, rsrsrs!!